Se você chegou até aqui, provavelmente está considerando ou já decidiu instalar lâmpadas LED em sua nova construção ou em fazer uma troca por esses modelos. Isso porque essas lâmpadas estão cada vez mais versáteis, ou seja, estão sendo aplicadas em diversos tipos de ambientes, além de serem mais econômicas. Com isso, muitos tipos de lâmpadas LED começaram a surgir no mercado de iluminação. Vale lembrar também de outras importantes vantagens desse tipo de lâmpada de LED que contribuem para o fato dela ser uma das procuradas e usadas pelos consumidores:
- Melhor custo-benefício;
- Mais econômica em longo prazo;
- Alta durabilidade: vida útil superior a 20.000 horas, isso equivale a 833 dias com a lâmpada ligadas 24 horas.
- Não emite raios ultravioleta.
No entanto, essa variedade de lâmpadas podem gerar algumas dúvidas no momento da compra. Para auxiliar nessa sua jornada decidimos elaborar um guia prático que faça você compreender melhor os tipos de lâmpadas LED e facilite na sua escolha para iluminar o ambiente desejado.
Guia prático para compreender os tipos de lâmpadas LED
– Voltagem
Você vai encontrar lâmpadas LED com quatro tipos de voltagem: 12 volts, 110 volts, 220 volts e bivolt. Assim como qualquer outro equipamento que vamos ligar na tomada, você precisa comprar a lâmpada que tenha a tensão compatível com a sua rede de tensão. A opção mais indicada, e também mais fácil, é a bivolt, assim você não precisa se preocupar, pois ela vai funcionar em qualquer localidade do país.
Se você possui sanca em gesso, as lâmpadas de embutir de 12 volts são ideais para esse ambiente, pois elas proporcionam uma iluminação mais fraca, delicada e aconchegante. Outra opção é instalar uma fita de LED. As duas opções vão oferecer uma iluminação ideal para o ambiente. os link direcionam para a página dos produtos relacionados ao blog.
– Conectores
Outro fator importante que você precisa conferir antes de escolher o seu modelo de lâmpada LED é o tipo de conector que você precisa. O soquete deve ser compatível, para encaixar a lâmpada corretamente.
Por isso, procure comprar primeiro o lustre ou a luminária, pois é possível que eles já venham com o conector, ou compre os dois juntos e preste atenção nas especificações dos produtos. Caso você já tenha instalado, basta verificar qual o conector necessário. Os principais tipos são:
- MR16 ou GU5.3
- GU10
- E27 – conector mais comum, em formato de rosca
- E14
– Temperatura da lâmpada
Quando queremos escolher o modelo de uma lâmpada analisando sua temperatura, não é sobre seu aquecimento, e sim sobre as tonalidades de luz que emitem – basicamente sua cor!
Como os tipos de lâmpadas LED estão cada vez mais modernas, você vai encontrar modelos com várias tonalidades – inclusive em tons amarelados, como uma lâmpada incandescente. Além dos tons quentes e frios, é possível encontrar modelos coloridos, como azul, verde, vermelha, entre outras. Se quiser saber mais sobre o assunto nós já escrevemos um artigo sobre a temperatura de cor.
– Potência
Como eu quero iluminar o meu espaço? Pouca iluminação? Muita iluminação? São perguntas básicas que você deve responder para escolher a potência de lâmpada ideal. O importante é deixar o ambiente suficientemente iluminado de acordo com o seu interesse. Não basta olhar apenas o número de Watts: a melhor opção é aquela que possui um número elevado de lúmens (emite mais luz) e um baixo número de watts (consome menos energia). Ou seja, ela é uma lâmpada mais eficiente!
Por isso, se você vai trocar de lâmpada é preciso verificar a quantidade de lúmens da sua lâmpada antiga e comparar com a nova de LED. Como as lâmpadas LED consomem pouca energia, os watts não podem ser comparados de igual para igual, com diferentes tipos de lâmpadas LED. Para facilitar:
1 Watt de LED = 10W de uma incandescente = 10W de uma dicróica ou halógena = 25W de uma fluorescente
Por exemplo:
Uma lâmpada LED de apenas 10W é equivalente a uma fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W.
– Modelos
Depois que você já conferiu algumas características mais técnicas e o que é importante ser avaliado, chegou o momento de escolher o modelo da sua lâmpada de LED, ou seja, o seu formato. Os modelos mais conhecidos são:
- Spot tipo dicróica
- PAR20
- PAR30
- Bulbo – imitam o formato das incandescentes
- Tubular
- Em formato de bolinha
Também é importante verificar as especificações dos spots, lustres ou luminárias para depois escolher o tipo de lâmpada LED ideal.
Se você está em reforma, procurando por alternativas de iluminação ou maneiras de economizar ao longo prazo, essa é uma ótima oportunidade para trocar suas lâmpadas convencionais por LED!
Elas são fáceis de trabalhar e rápidas de instalar – lembrando que caso você não se sinta confortável para fazer essas alterações, não deixe de procurar um profissional. Eletricidade é assunto sério.
Em caso de lâmpadas bulbo e PAR, é só desencaixar e rosquear a nova. Apenas atenção para evitar que as lâmpadas quebrem. Já uma tubular por LED, retire a lâmpada antiga com cuidado e depois o reator, utilizado por lâmpadas fluorescentes. A ligação com a lâmpada de LED será bem mais simples: conecte uma extremidade no fio positivo e a outra no negativo.
Conheça a TotalLight –
Estamos inseridos no mercado de iluminação decorativa, pública ou industrial desde 2004, Portanto são 14 anos atuando em sintonia com o mercado, todos os anos temos lançamentos de novos produtos. Prezamos por qualidade, em todos nossos produtos oferecemos garantia. Entre em contato para tirar qualquer dúvida.
Projeto luminotécnico –
Através das informações que recebemos dos clientes, como a planta do local com pontos elétricos elaboramos um projeto luminotécnico 3D, temos um profissional responsável para auxiliar na tarefa de escolher as luminárias e calcular exatamente a quantidade necessária de luz para cada ambiente, garantindo o conforto necessário. Gostou ? Temos um blog sobre projeto luminotécnico que te auxiliará melhor. Dúvidas ? Entre em contato What’s app (11) 9-7545-5011