Se você já pegou seu reflexo sob luzes fluorescentes e pensou que parecia um pouco fora de tom as cores, você pode não ter ouvido falar do índice de reprodução de cores (IRC), mas é provável que você tenha notado isso em ação, o IRC na iluminação.
Diferentes tipos de lâmpadas emitem luz dentro de diferentes faixas do espectro de cores, como as fluorescentes, são notoriamente pouco lisonjeiras. Outras luzes, no entanto, são muito melhores em trazer um espectro completo de cores vibrantes e bonitas onde quer que brilhem.
Se você está planejando seu próximo projeto de iluminação, como você pode ter certeza de escolher a iluminação mais atraente para o trabalho? Tudo pode se resumir à classificação IRC. Veja como funciona e o que isso significa para seus projetos de iluminação.
O que é o Índice de Reprodução de Cores (IRC) da iluminação?
Então, qual é o índice de reprodução de cores, exatamente? A definição simples é que o IRC é uma escala que mede o quão bem uma fonte de luz traz a verdadeira cor dos objetos. A iluminação com uma baixa classificação IRC faz um trabalho ruim a esse respeito, imagine uma sala em que tudo parece escuro, maçante ou estranho e anormalmente colorido.
A iluminação com uma alta classificação IRC, por outro lado, destaca toda a bela gama de cores dentro de um espaço. Vermelhos, amarelos e azuis brilham de forma mais vibrante, as cores parecem estourar e as texturas dos objetos ficam em relevo mais nítido.
A escala IRC chega a 100 – e a iluminação com uma classificação IRC de 90 ou acima trará uma gama completa e vibrante de cores. A iluminação com classificações IRC mais baixas pode reduzir essa vibração, tornando-a inadequada para algumas aplicações.
Aqui dicas rápidas sobre como usar a iluminação com essas diferentes classificações.
IRC 90-100:
A mais alta classificação IRC oferece a melhor vibração e cor. Esse tipo de iluminação é obrigatório para galerias de arte, museus, lojas de varejo de alta qualidade e aplicações críticas para cores, como tinta, tecido e estofamento.
IRC 80:
Esta é uma classificação IRC típica para espaços industriais e comerciais, onde pode não ser necessário destacar todas as pequenas nuances de cor.
IRC 70:
Para espaços industriais, essa classificação IRC pode não ser ideal, mas ainda está dentro de uma faixa aceitável.
IRC 60 e abaixo:
Uma vez que uma classificação IRC atinge esse nível, ela não é mais adequada para quase qualquer aplicação. Pode até representar riscos de segurança para os trabalhadores, pois pode levá-los a lutar com pouca visibilidade.
Como o IRC difere entre as fontes de luz?
Quando todos usavam iluminação incandescente, o IRC não era uma grande preocupação. A iluminação incandescente usa todo o espectro de luz e, assim como as lâmpadas halógenas ou a luz solar natural, sua pontuação IRC é de 100.
À medida que mais e mais pessoas mudaram para a iluminação LED energeticamente eficiente, no entanto, houve algumas consequências não intencionais. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, os primeiros LEDs produziram a maior intensidade nos comprimentos de onda vermelho, verde e azul do espectro de luz, isso significava que outras cores muitas vezes pareciam sem brilho, desbotadas ou estranhamente fora de cor. Nesses casos, as pessoas que fizeram a mudança para luzes LED poderiam acabar frustradas com o desempenho.
Hoje, a boa notícia é que as pessoas não precisam escolher entre economizar energia e iluminação atraente. As inovações na tecnologia LED significam que as pessoas podem desfrutar de uma ampla gama de qualidade de luz e cores, permitindo que eles desfrutem de uma alta classificação IRC e dos benefícios da economia de energia.
O impacto do IRC em restaurantes, varejistas e escolas
Alguns dos setores de seus clientes são mais sensíveis às diferenças de IRC do que outros:
- Imagine que você está administrando um restaurante – você suportaria uma iluminação que faz a comida parecer verde ou laranja?
- Ou e se você for um varejista? Você quer que sua mercadoria apareça na prateleira, não fique lá parecendo desbotada e sem graça.
- Até mesmo as escolas perceberam a importância de uma alta classificação IRC, o que cria um ambiente mais quente e propício para o aprendizado.
O efeito da alta iluminação IRC é um ambiente quente e confortável no qual as verdadeiras cores do seu cliente podem brilhar. (Em alguns casos, o IRC não é uma consideração tão urgente. Por exemplo, certas configurações industriais podem estar menos preocupadas com a cor do que com a visibilidade geral e podem priorizar o brilho sobre qualquer outra coisa.)
O que o IRC em iluminação significa para as pessoas?
As pessoas podem não saber exatamente como o IRC funciona, mas eles entenderão como ele se parece. Ao selecionar opções de LED com uma classificação IRC mais alta, eles poderão economizar energia sem sacrificar o ambiente de seu espaço.
À medida que os LEDs ficaram cada vez melhores, eles também são mais fáceis de usar em diversas situações. Se eles precisam de luz quente para uma área de recepção acolhedora ou iluminação mais fria para apresentações em salas de conferência, os LEDs de hoje oferecem uma gama de opções flexíveis para todos os ambientes e projetos.
Para conhecer mais os nossos produtos acesse: www.totallight.com.br