Moradores de São Paulo Aprovam Mudança para Iluminação de Led
Lâmpadas comuns estão sendo trocadas por Led desde o ano passado em algumas ruas de São Paulo. A proposta da Prefeitura é iluminar mais de 70 mil pontos da capital.
Os moradores dos bairros que contam com essa tecnologia aprovam. Neste mês, a mudança está ocorrendo em mais dois locais: no bairro de Sapopemba e também na região do Butantã, em alguns bairros cortados pela rodovia Raposo Tavares.
Em Sapopemba, a instalação das 11 mil e 300 lâmpadas de Led no bairro ainda não acabou, mas os moradores aprovam a tecnologia. A principal vantagem é a sensação de segurança. “Está bem melhor do que antes. Estava escuro na calçada antes, mas agora para mim está legal”, afirmou o autônomo Daniel de Souza. “Nunca mais vi ninguém reclamando, porque antes tinha bastante assalto mesmo. Aqui o pessoal roubava celular, tudo mais. Agora, está de boa. Também faz pouco tempo que colocaram”.
A situação dos moradores é bem diferente de pouco tempo atrás. A principal reclamação era a falta de segurança. “Antes era péssimo, era horrível não tinha iluminação, era escuro. Assalto (acontecia) direto”, disse a autônoma Nadi Prangi.
Economia de energia
A mudança das lâmpadas começou pela comunidade de Heliópolis, no final do ano passado. Foi o primeiro bairro da América Latina com essa tecnologia de iluminação. Depois o trabalho foi feito nos bairros Jardim Monte Azul, na Zona Sul, Brasilândia, na Zona Norte, e Lajeado, na Zona Leste.
Até julho, devem ser instaladas na capital 58.500 luminárias que vão custar R$ 200 milhões. As lâmpadas de Led duram mais, até 12 anos, e gastam menos. A economia de energia pode chegar a 50%.
O secretário municipal de Serviços, Alberto Serra, acredita que, até o segundo semestre, a nova iluminação pública da capital já vai começar a ser instalada. A intenção é acabar com o déficit de pontos de iluminação na cidade.
Conheça nosso Facebook
Entre em contato agora mesmo: Fale conosco