Dicas para iluminar as vitrines e o espaço interno das lojas – Iluminação da Loja
Dicas para iluminar as vitrines e o espaço interno das lojas – Iluminação da Loja
Em geral, são usadas quatro tipos de lâmpadas na iluminação de vitrines e do interior das lojas:
- Quentes: refletoras, dicroicas e halógenas.
Por serem fontes quentes, as lâmpadas refletoras e as dicroicas devem ser usadas em locais onde as pessoas não permaneçam por muito tempo. Quando usadas em vitrines, devem ser colocadas a uma distância de 1m a 3m uma da outra. Também é importante tomar cuidado com a distância em que estas lâmpadas ficam das mercadorias, pois podem danificá-las, alterando a cor da parte mais exposta. Estas lâmpadas não são econômicas.
As halógenas incandescentes são as únicas que reproduzem fielmente a luz do dia, portanto respeitam as cores. Embora sejam mais caras, duram muito mais tempo e são bem mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes comuns.
- Frias: fluorescentes led
As lâmpadas fluorescentes led distribuem a luz por igual, e por isso, precisam de complementação de iluminação. São econômicas, de temperatura baixa e sua boa intensidade pode resolver problemas de reflexão nos vidros das vitrines.
Efeitos de iluminação
Após conhecer os tipos de lâmpadas, agora é identificar de que forma a luz pode ajudar na alavancagem do negócio.
- Luz dirigida: luz focada em um plano de trabalho ou um objeto. Podem ser usadas lâmpadas refletoras e dicroicas. Deve ser utilizada quando se quer dar destaque para o produto ou agregar valor a um determinado local da loja. Também deve ser combinada com técnicas de sombra, para deixar o ambiente aconchegante.
- Luz difusa: o plano de trabalho ou o objeto são iluminados, mas não há uma luz direcionada. São usados materiais e cores de boa reflexão no ambiente para tornar a luz mais abrangente e menos ofuscante, tornando as sombras menos marcadas e mais suaves. Para isso, deve-se usar lâmpadas não aparentes. Use, nas luminárias e na instalação, vidro fosco, acrílico e outros difusores.
Outra opção é usar as luminárias com foco de luz direcionado para outra área, mas cuidado para não incomodar as pessoas que circulam pela loja ou destacar objetos e planos específicos.
Evite focar este tipo de iluminação em superfícies de tons médios ou escuros, pois darão um resultado muitíssimo escuro, chegando até 100% mais escuro que o tom da superfície.
O que não pode faltar no projeto de iluminação
- As lojas devem ter tanto luz difusa quanto luz dirigida, além de iluminação geral funcional. Com isso, evite utilizar somente lâmpadas frias, pois elas não conseguirão valorizar os seus produtos; e tampouco encha a sua loja com lâmpadas quentes, pois quando usadas em excesso, elas tornam o lugar abafado e desconfortável aos olhos. O equilíbrio é o segredo!
- Quando for iluminar áreas mais amplas, as lâmpadas frias são as mais indicadas. Por outro lado, quando desejar destacar seus produtos, faça isso com as lâmpadas quentes.
- Em lojas na rua, a iluminação interna deve ser maior do que a externa, para que o vidro da vitrine não se torne espelho e impossibilite aos clientes enxergarem as mercadorias.
- Para o interior da loja, prefira um sistema de iluminação com lâmpadas de vapor metálico, que proporcionam grande eficiência luminosa e energética.
- Para destacar produtos nas vitrines e no interior da loja, opte por lâmpadas de cores quentes, como as de filamento ou dicroicas.
- Atenção ao sistema de iluminação dos provadores: as lâmpadas devem manter as cores originais dos produtos. Evite lâmpadas econômicas ou fluorescentes.
Iluminação x objetivos do negócio
A iluminação interfere na identidade do negócio, contribuindo ou atrapalhando para alcançar a missão e metas estabelecidas pelo empreendedor para sua empresa. Saiba de que forma a iluminação pode agregar valor à sua marca:
- Sofisticação: a sombra é muito importante para definir a atmosfera do local. Quanto maior o contraste entre os objetos iluminados e os não iluminados, maior será a impressão de sofisticação do local. Esse tipo de iluminação é indicado para bares, lojas e restaurantes chiques.
- Simplicidade e acessibilidade: os ambientes mais claros e com luminosidade uniformes transmitem a impressão de simplicidade, acessibilidade e agilidade. Ideal para negócios que atendem a um público com perfil popular.
- Eficiência e produtividade: A uniformidade da iluminação também é uma boa escolha para locais onde é preciso ter produtividade. É o caso de caixas, provadores de lojas, cozinhas de restaurantes, academias de ginástica e escritórios.
Conheça nosso Facebook
Entre em contato agora mesmo: Fale conosco