Câmara fria é um ambiente refrigerado utilizado para congelamento e conservação de alimentos, tais como carne, pescados, sorvetes e outros alimentos que são sensíveis ao calor ou perecem mais rapidamente em temperatura ambiente.
Dentro do ambiente congelado as temperaturas variam entre -18°C e -25°C, ideais para estocagem desses produtos. Essa temperatura é muito importante para manter os alimentos sem alterações térmicas e por isso a iluminação das câmaras devem corresponder a essas condições.
Como saber escolher a melhor iluminação ?
Esses ambientes podem ser construídos em várias dimensões, por isso, cada câmara exige uma iluminação diferente, geralmente com lâmpadas herméticas que são resistentes ao frio intenso.
O ideal para esse tipo de iluminação são lâmpadas e luminárias de LED. O LED tem a capacidade de converter toda energia consumida em apenas luz sem produzir qualquer calor.
Para garantir a segurança desse ambiente, é vital consultar o Índice de Proteção (IP) dos equipamentos de iluminação. O Índice de Proteção indica o quão resistente é aquele equipamento ao contato com objetos sólidos e líquidos, ou seja, quanto maior for o número do índice, maior resistência ele terá.
O mais indicado para câmaras frias e frigoríficos são luminárias com grau de proteção a partir do IP65, já que são ambientes com alta concentração de umidade e baixa temperatura.
Outro ponto importante a ser considerado é a necessidade de limpeza das câmaras frias que, muitas vezes, é feita com jatos de água. Para isso, é necessário um equipamento que possa suportar jatos de pressão.
As luminárias ideais para esse ambiente
O uso de lâmpadas tubulares é comum em câmaras frias, desde que instaladas em estruturas herméticas que protegem a lâmpada.
Nesse caso, as lâmpadas fluorescentes podem ser substituídas por Tubulares de LED, desde que haja a proteção adequada, uma vez que lâmpadas tubulares possuem baixo índice de proteção (IP40) e podem não resistir a temperaturas negativas.
Se existe um planejamento para um novo projeto de frigorífico, pode-se dispensar o uso de luminárias herméticas, utilizando, ao invés disso, produtos que já possuem grau de proteção adequado para esse ambiente, evitando custos com produtos adicionais.
Veja também: Dicas de iluminação para piscinas
Utilizando o Projetor LED IP65 é possível obter uma iluminação eficiente e uniforme sem a necessidade do uso de estruturas herméticas a parte, já que o próprio refletor conta com a proteção adequada às adversidades de uma câmara fria, já que possui isolamento em seus componentes.
Em ambientes que exigem limpeza com jatos d’água, o ideal é o uso do Projetor LED IP67, que suporta jatos de alta pressão por conta de sua resistência e robustez. Ambos os refletores são ideias porque podem funcionar regularmente em temperaturas de até -40°C.