Dicas de iluminação em cada ambiente da casa
Dicas de iluminação em cada ambiente da casa
Tratada como secundária por muita gente, a iluminação pode ser a responsável por fazer a diferença em um ambiente, para o bem ou para o mal. Especializada em interiores, a arquiteta Cyntia Sabat ensina como deve ser a iluminação de cada espaço.
Hall de entrada
A iluminação deve ser convidativa, já que é este espaço que dá a primeira impressão sobre o ambiente. Pontos de luz espalhados funcionam bem. No exemplo da foto, Cynthia optou por nichos para abrir espaço na parede ao lado da porta. Lâmpadas bipino, controladas por dimer, foram utilizadas. Este tipo de lâmpada, no entanto, deve ser evitado em ambientes onde tenha muito contato com a mão, em quartos infantis ou ao alcance de crianças, por esquentar bastante.
Sala de estar
Por ser o ambiente em que as pessoas se reúnem durante maior parte do tempo, a iluminação deve ser aconchegante para a visão.
“Neste projeto (da foto) tínhamos estar, espaço para trabalho e uma bicicleta para exercícios. Pensando nisso, a iluminação foi elaborada com o intuito de fornecer vários ambientes em um mesmo local. Para isso, usamos uma mangueira luminosa embutida e controlada por dimer. Assim, a moradora poderia ter a luz total ou reduzida”, explica a arquiteta.
Quarto: é o ambiente em que o conforto visual deve imperar. Por isso, a iluminação deve ser muito cuidadosa.
O ideal é que existam lâmpadas que iluminem todo o espaço e outras indiretas, que ajudem em momentos de leitura, por exemplo.
No quarto da foto, a luz fluorescente garante o destaque da cama em estilo tatame ao mesmo tempo em que promove a sensação de aconchego.
Especializada em interiores, Cyntia Sabat dá dicas de acordo com os cômodos.
Conheça nosso Facebook
Entre em contato agora mesmo: Fale conosco