Os jardins verticais são uma tendência em muitos lugares. Eles são usados principalmente para edifícios, escritórios e nas grandes cidades, mas isso não exclui que você também não pode colocá-lo em sua casa. Agora, um aspecto fundamental para que o jardim não morra é saber como iluminar seu jardim vertical. Damos-lhe as chaves para fazê-lo?
Esta é a coisa mais importante para iluminar seu jardim vertical
Ter um jardim vertical hoje não é tão absurdo. Também existem muitas maneiras de obtê-lo, desde os jardins mais elaborados, com colunas e paredes que servem como jardim, até vasos colocados nas paredes seguindo as linhas onde você tem diferentes plantas decorativas.
Qualquer que seja o seu tipo de jardim vertical, considere o seguinte:
1. Localização do seu jardim vertical
Um dos primeiros passos que você deve tomar sobre o seu jardim vertical é saber sua localização. Se você já o tiver colocado, não haverá problema porque você o conhecerá. Mas não é assim quando você ainda não pensou em colocá-lo, ou se pensa em ter um, mas não sabe se é melhor que seja exterior ou interior.
Um jardim vertical interno pode fazer parte da sala de estar, um corredor, um terraço, etc. Eles são caracterizados por serem jardins que, de alguma forma, são protegidos de intempéries, temperaturas etc. Eles também oferecem mais jogos ao escolher o tipo de plantas que você tem nelas.
Por seu lado, um jardim vertical externo é aquele que é colocado nas paredes da casa ou na cerca que você possui, seja de madeira ou concreto. Nesse caso, as plantas devem ser duráveis, juntamente com a iluminação, para que não morram ou que falhas elétricas possam ser causadas por chuva, vento ou outros problemas ambientais.
Ambos os tipos de jardins serão adequados e cada um tem suas necessidades específicas, mas ambos são uma boa escolha e o local exato em que você deseja depende de você.
2. Que luz tem o seu jardim vertical
O próximo ponto para iluminar seu jardim vertical é conhecer a iluminação. Por exemplo, imagine que no escritório você tenha janelas grandes que permitem ver um jardim vertical em um pátio para o restante dos trabalhadores. Essa área é coberta, mas você tem cristais no topo para que a luz natural escoe sobre o jardim e, com as janelas, o salão também seja iluminado, fazendo com que pareça natural e quase imitado com aquele espaço de luz. descanso. Seria legal, certo?
Agora pense nesse mesmo lugar à noite. Não haveria luz. Por outro lado, se luzes mínimas fossem colocadas no chão e ao longo da parede onde ela é iluminada, elas influenciariam a iluminação do corredor, que, é claro, também deveria ter sua própria iluminação.
Não é o mesmo iluminar uma área escura que uma área brilhante. No primeiro você precisará de luzes artificiais; enquanto, no segundo, dependerá da intensidade da luz filtrada para especificar algumas luzes específicas.
3. Maneiras de iluminar seu jardim vertical
Focando a parte importante do que nos interessa, aqui você aprenderá a iluminar seu jardim vertical com idéias que podemos lhe dar para fazê-lo. Como sabemos que depende muito dos dois pontos anteriores (localização e tipo de luz), nossas dicas são geralmente. Você precisará adaptá-los ao seu caso específico. Embora eles certamente o sirvam como base.
a. Ilumine seu jardim vertical interior
Como já falamos antes, existem dois tipos de jardim vertical, interno e externo. Nesse caso, os jardins verticais interiores são aqueles que estão na sala de estar, cozinha ou em uma sala protegida. Dessa maneira, a temperatura geralmente é constante e o tipo de iluminação é nutrido tanto pelo natural quanto pelo artificial que existe na sala.
No entanto, não é suficiente. É necessário colocar um holofote no jardim vertical, não para destacá-lo, mas porque pode ser necessário, dependendo do tipo de planta que você possui. Por isso, é importante conhecer as características das plantas para saber se elas requerem mais ou menos luz.
Quando se trata de plantas de iluminação, a melhor opção é lâmpadas led porque, ao emitir muito pouca quantidade de calor (praticamente zero), você não corre o risco de queimar as folhas ou danificar a planta. Além disso, se você os ajustar, você jogará melhor com a fotossíntese e obterá um resultado melhor.
A instalação das luzes pode ser feita de cima para baixo, ou seja, colocando um tubo de led no topo do jardim que o ilumine ou coloque, se for um jardim formado por vários vasos em linha, faixas de led ou guirlandas nestes para dar luz em várias linhas.
b. Ilumine seu jardim vertical ao ar livre
No caso de iluminar o seu jardim vertical ao ar livre, as opções podem ser abertas muito mais. Nestes casos, os jardins podem ser formados por bases de grama ou plantas semelhantes colocadas verticalmente. E quando se trata de iluminação, eles oferecem mais jogos.
Não apenas você pode iluminar com arandelas nas cercas ou na parede externa, mas outras opções são as luzes externas, como holofotes ao ar livre ou lanternas, focadas na área da parede onde o jardim está localizado.
Dessa forma, com um foco focado nessa parte, você focaliza a atenção enquanto as plantas estão iluminadas. A melhor opção é combinar uma lâmpada focada e um tubo ou arandelas de led na parte superior.
É conveniente que a distância não seja muito curta para evitar que as plantas possam saturar a luz e causar problemas em suas folhas, mas não o suficiente para que não haja luz suficiente.
Você também deve considerar se a luz natural é suficiente para essa área ou não. Caso contrário, a luz artificial deve substituir a falta de luz solar; E se for suficiente e você não quiser destacar a área, poderá pular a iluminação ou criar um ambiente mais ambiental do que iluminar.
c. Ilumine seu jardim vertical híbrido
Finalmente, temos jardins verticais híbridos. Nós os chamamos assim porque são jardins situados em terraços, pátios ou áreas em que estão protegidos de alguma forma contra o clima, mesmo estando fora.
Esses jardins podem ter o problema de ter áreas sombreadas que fazem com que as plantas não se desenvolvam bem ou até sobrevivam. Para evitar isso, precisamos usar uma iluminação mais forte nessas partes do jardim para substituir a falta de luz.
Para fazer isso, você pode optar por luminárias colocadas no topo do jardim (porque se você tiver um telhado, é normal que a luz do sol não atinja você de cima, mas em determinados momentos do dia e de algum lado) ou para os lados . Recomendamos que, para evitar sombras, se você iluminar de um lado, faça-o do outro.
Acender um jardim vertical e cuidar dele para desfrutar de uma área verde em sua casa não é difícil. E o resultado fará com que sua casa pareça mais natural e cheia de vida, graças ao desenvolvimento das plantas.