A importância da iluminação no quarto do bebê
Muitos detalhes envolvem o planejamento do novo quarto do bebê. Um dos principais é a iluminação, que nem sempre recebe a devida atenção na decoração. Além de ajudar os pais na rotina de cuidados com o bebê, proporcionando conforto nas noites em claro e na amamentação, ela também faz diferença na estética do ambiente. Na matéria de hoje vamos conhecer um pouco mais dos diferentes tipos de iluminação no quarto do bebê e nos inspirar com ambientes com projetos luminotécnicos diferenciados.
Iluminação no quarto do bebê: um guia completo
Um dos principais aspectos que deve-se levar em conta no planejamento da iluminação no quarto do bebê é que ela deve funcionar a noite toda, principalmente nos primeiros meses de vida do recém-nascido. Mas para não atrapalhar o sono do bebê e deixar o ambiente confortável, as luzes – pelo menos as que funcionarão durante a noite e madrugada – devem ser baixas e indiretas, ideais para auxiliar os pais nas trocas e mamadas do período.
Para planejar essa funcionalidade de forma eficiente, contar com um projeto profissional de iluminação faz toda a diferença. Caso a família não contrate um arquiteto ou designer para a decoração (eles também planejam esse aspecto da ambientação), lojas especializadas em iluminação normalmente contam com essa consultoria técnica. Os pontos que mais precisam de conforto luminotécnico são: berço, trocador e poltrona de amamentação. Mas, como dissemos, a iluminação não deve ser direta e sim direcionada.
Luminárias embutidas
Para a iluminação no quarto do bebê ser mais funcional, o ideal é rebaixar o teto do ambiente com forro de gesso. Esse recurso facilita no posicionamento de luminárias embutidas, que proporciona ótimo resultado visual. Essas luminárias – também conhecidas como spots – podem ser usadas para dar destaque a elementos decorativos, como prateleiras, nichos, painéis, adesivos ou papel de parede, e também são ótimas para dar uma iluminada sutil nos espaços fundamentais que falamos acima.
Caso o quarto do seu bebê não tenha forro de gesso e não seja possível viabilizar essa pequena obra, uma solução é a instalação de pendentes decorativos com luz indireta. Há modelos pensados especialmente para a iluminação no quarto do bebê, com formas lúdicas e divertidas. E se a decoração permitir, por que não investir em um majestoso lustre com delicados cristais?
Aposte nos dimmers
Os dimmers são dispositivos que permitem regular a intensidade da luz. Eles são muito práticos para deixar a iluminação no quarto do bebê ainda mais prática. Basta acoplar um dimmer ao interruptor já existente no ambiente. O único cuidado é verificar as lâmpadas do quarto, porque nem todas permitem essa regulagem de luz. Na hora da compra, converse com o vendedor sobre essa função.
Quais lâmpadas usar?
As lâmpadas de LED são as mais indicadas. Além de serem mais econômicas e terem uma vida útil bem mais longa que as convencionais, elas não esquentam. Só tenha o cuidado de escolher as lâmpadas que tenham uma cor mais quente (warm white ou amarelas). Evite as totalmente brancas, pois elas deixam o ambiente menos aconchegante. Uma dica legal para a parte estética é acoplar filtros de vidro coloridos dentro das luminárias.
Abajures e luminárias de mesa/chão
Caso não seja possível instalar luminárias embutidas ou pendentes no teto, invista em abajures ou luminárias de mesa e de chão. São acessórios práticos e eficiente para proporcionar a iluminação indireta no quarto do bebê. Opte por colocá-los ao lado da poltrona de amamentação ou próximo ao trocador. Há modelos lindos que se adaptam inclusive ao tema da decoração.
Balizadores
Muita gente não conhece os balizadores mas é difícil não se impressionar com o efeito lindo que eles proporcionam na decoração. Os balizadores são luminárias instaladas de forma embutida nas paredes e no teto (em sancas ou atrás de painéis decorativos), e que podem ficar acesas durante toda a noite. É um tipo de iluminação eficiente para o quarto do bebê, sem gerar incômodo.
Luzes decorativas
Existem diversas soluções decorativas em iluminação no mercado, principalmente no segmento infantil. Fitas de LED, em diversas cores, podem ser facilmente embutidas na marcenaria, em nichos e prateleiras. Elas também podem valorizar painéis decorativos na parede, assim como os fios de luz – uma das tendências mais atuais na decoração e que podem adornar até o berço. Já a fibra ótica é um dos recursos mais lúdicos: ela cria pontos iluminados no teto ou na parede, simulando um céu estrelado. O resultado é mágico!
Duvidas Ligue
11 5812 2054
11 5812 5309
11 5512 8209
11 2359 4158
11 2359 4128
Whatsapp:
11-97545-5011
Faça seu desejo virar realidade, trabalhamos com projetos luminotécnicos
Rua Vitorio 35 – Vila Prel – São Paulo