Aprenda como escolher entre branco frio e branco quente
Se você está indeciso sobre qual cor escolher, aprenda neste post as diferenças entre as duas temperaturas de cor. Estarei respondendo as principais dúvidas que a maioria dos clientes tem na hora de escolher a cor certa para seu apartamento.
História
Em 1931 a Comissão Internacional da Iluminação – CIE iniciou alguns estudos para tentar determinar a tonalidade de cor emitida pelas lâmpadas, a partir destes estudos surgiu a denominação temperatura de cor. Que veremos mais a frente.
No experimento realizado foi utilizado um corpo de metal, que foi aquecido gradualmente até começar a emitir luz. Durante o experimento notou-se que conforme a temperatura do metal aumentava a luz emitida pelo corpo metalico mudava de cor, variando entre o lilas até o azul. A partir de então foi criada a tabela de temperaturas de cor, que variava de 2000k (kelvin) a 6000k (kelvin)
Ao observar a tabela acima, podemos ver a relação entre a temperatura em que o metal foi submetido e sua respectiva cor de luz emitida.
O que é Branco Frio?
R: Branco frio é a temperatura de varia entre 6000k a 6500 (kelvin), denominada Luz do Dia (day light). Indicamos este tipo de luz, para ambientes onde são realizados trabalhos manuais que requerem maior atenção, tais como: Cozinha, Banheiro, Escritório, Consultório e Comércio em Geral.
O que é Branco Quente?
R: A temperatura ideal para ambientes como quarto e sala de estar. Temperatura que abrange a faixa de 3000k a 3500k (kelvin). Torna os ambientes mais aconchegantes. Indicamos para: Quarto, sala de estar, sala de jantar, lojas de roupa, bares, pubs, hotéis, entre outros. Veja abaixo como o ambiente fica.
O que é Branco Neutro?
R: Temperatura de cor bastante utilizada em shoppings, porém sendo difícil de encontrar em lâmpadas com tecnologia LED. Temperatura de cor que abrange a faixa de 4000k a 4500k (kelvin). Com tonalidade branca levemente amarelada, a luz branco neutro muitas vezes é confundida com o branco quente, porém possui tonalidade mais branca.
Você pode criar ambientes incríveis fazendo a combinação de cores. Utilizando luz fria no centro da sala e luz quente nas laterais (sanca de gesso).
Perguntas Frequentes
* A Luz branco quente esquenta o ambiente?
R: Não esquenta, a luz branco quente é assim chamada devido a sua cor se aproximar dos tons quentes, como o vermelho, laranja, amarelo etc. Não tem relação com o calor produzido pelo plafon led (que é extremamente baixo comparado a outros modelos de lampadas).
* A Luz branco frio esfria o ambiente?
R: A luz branco frio não esfria o ambiente, ela é assim chamada devido a sua tonalidade de cor se aproximar dos tons frios, como o azul, branco, etc.
A Luz branco frio é mais clara que a luz branco quente?
R: A percepção visual é de que o ambiente fica mais claro, porém na pratica isto não ocorre. Os plafons de led com tonalidade branco frio geralmente possuem o mesmo fluxo luminoso de luminárias com tonalidade branco quente.
Se você não encontrou aqui a resposta para sua dúvida, registre seu comentário no campo abaixo. Em breve responderemos.