Dicas Para Escolher Spots de Embutir
Dicas Para Escolher Spots de Embutir
Spots ou plafons? Na hora de recortar o teto rebaixado surge sempre essa dúvida. Então, em quais situações seria recomendada a instalação de spots e plafons?
Vantagens e Desvantagens
Spots são modernos e eficientes (100% da iluminação da lâmpada é repassada ao ambiente). Há modelos de diversas cores, formatos, e para todos os tipos de lâmpadas. São excelentes para iluminação direcional, ou seja, com foco fechado (efeito lanterna). Funcionam muito bem no destaque de ambientes, objetos, áreas de trabalho e também com finalidades decorativas. Utilizam lâmpadas halógenas (não recomendo) e led.
Plafons produzem uma iluminação uniforme e com amplo ângulo de abertura, e por isso funcionam muito bem para iluminar ambientes grandes. Não são bonitos como os spots (opinião pessoal) e não transmitem modernidade. Além disso, o acrílico translúcido entre as lâmpadas e o ambiente reduzem a eficiência luminosa em até 60%. Geralmente utilizam lâmpadas fluorescentes tubulares ou econômicas.
A combinação de ambos é muito bem aceita e enriquece o ambiente, reforçando os pontos positivos de cada um.
Quantidade e Posicionamento Adequados
Dada a característica de iluminação direcional, a utilização de spots pressupõe a necessidade de áreas específicas com iluminação forte – por exemplo – uma pia de banheiro
Nesse caso, veja que o banheiro possui um plafon que proporciona a iluminação principal, e os spots sobre a pia reforçaram a iluminação de forma eficiente e necessária, exatamente no ponto da real necessidade.
Em salas ou corredores, especialmente na existência de elementos a serem destacados, o uso de spots cumpre as funções de decoração e iluminação direta (e indireta também, se forem projetados com essa finalidade).
A quantidade de spots depende dos elementos de iluminação e da necessidade do ambiente. Considerando-se que a iluminação mista é uma tendência, desenvolvi uma ferramenta de cálculo luminotécnico gratuita e que contempla os diversos tipos de lâmpadas disponíveis. Faça uma visita e calcule o seu projeto, clicando aqui.
Os Spots, em Destaque
Spot podem ser encontrados em vários tamanhos sem muito esforço, desde os pequenos para lâmpadas mini-dicróica, até os maiores para lâmpadas PAR30 ou AR111. Há também modelos em cristais e inox, que funcionam muito bem em lavabos, áreas comuns, halls de elevadores e salas de espera – ambientes que requerem elementos decorativos mais elaborados.
Outra característica interessante é o anti-ofuscamento. O spot possui um recuo na região central, na qual será instalada a lâmpada, e essa característica diminui o ofuscamento dos olhos. Além do modelo mais comum, para lâmpadas tipo dicróica (PAR16), temos também os modelos para mini-dicróica, PAR20, PAR30, AR70 e AR111.
Dicas finais
Os spots são versáteis e conferem um ambiente moderno e bonito, mas devem ser utilizados com cuidado. Excesso de pontos no teto ou pontos sem sentido podem quebrar a harmonia do ambiente.
Ambientes podem ser compostos em sua totalidade por spots. Nesse caso, pode-se mesclar a iluminação indireta (uma parede branca bem iluminada) com os demais pontos de iluminação direcional direta – com foco em sofás, mesas, quadros, etc.
Na iluminação mista, geralmente o plafon fica no centro e os spots na periferia do ambiente. Em sala de jantar, o plafon poderá dar lugar a um lustre.
Quando a iluminação principal é indireta, feita em sanca, o efeito decorativo é altamente destacado através do uso de poucos pontos de luz distribuídos em spots ao longo da sanca.
Em banheiros e cozinhas, posicione spots no teto exatamente sobre as pias. O centro da pia pode ser usado como referência.
Iluminação indireta com spots na periferia dos ambientes: ótimos resultados são obtidos com 30 cm de distância da parede, mas já quebrei a ‘regra’ e utilizei 20 cm, acentuando o efeito de luz.
Salas de TV: evite pontos de luz na frente da TV, pois refletirão na tela. Se não puderem ser evitados, garanta que possam ser desligados sem prejuízo da iluminação ambiente.
Box de banheiro: posicione o ponto de luz de forma a evitar a sombra da ducha ou chuveiro. Tenha a preferência por um spot direcional instalado próximo da parede oposta a ducha. Assim você poderá direcionar a iluminação para a área do banho sem causar sombreamento.
Conheça nosso Facebook
Entre em contato agora mesmo: Fale conosco