Como Escolher a Iluminação Apropriada para Cada Cômodo
Como Escolher a Iluminação Apropriada para Cada Cômodo
A iluminação é um dos elementos fundamentais para ajudar a transformar a sua casa em um lar. A luz adequada permite executar as tarefas com facilidade, faz você se sentir mais segura e confortável e permite-lhe desfrutar de todo o potencial da sua casa. Cada cômodo tem necessidades específicas e únicas de iluminação geral e de focos de luz.
Aqui estão algumas dicas e ideias para se considerar ao planejar suas necessidades de iluminação para cada cômodo em sua casa.
Use a iluminação combinada com a decoração para causar uma boa primeira impressão. O saguão transmite a primeira impressão do interior de uma casa. Centralize um lustre tradicional, um pendente contemporâneo ou uma luminária de teto no corredor para fornecer a iluminação básica e criar uma atmosfera acolhedora.
Dicas Práticas
- Faça a sua arte ganhar vida e ilumine o espaço com luminárias de halogênio em trilho ou ajustáveis embutidas. Espelhos também acrescentam um toque decorativo especial para um hall de entrada.
- Certifique-se de escolher o acessório decorativo apropriado para o tamanho do espaço. Nem todos os foyers podem acomodar um lustre grande: por isso, verifique se as proporções de tamanho estão corretas.
- Se tiver um espaço maior, você vai precisar de luminárias maiores. Se você conseguir visualizar a luminária do andar de cima, certifique-se de escolher um lustre ou pendente que dê um visual elegante ao segundo andar também.
- Lembre-se de que as escadas e corredores devem ter boa iluminação geral para a sua segurança. Para evitar acidentes, as escadas devem ser iluminadas de cima para baixo com interruptores em ambos os andares. Para melhorar a segurança nos corredores, coloque luminárias a cada 2,5 – 3 metros. Acrescente as luminárias que você escolheu, combinando-as com o seu lustre ou pendente do saguão e com as luminárias de teto dos corredores. Reserve luminárias menores para as escadas.
- Use arandelas que combinem para complementar a iluminação do lustre do foyer. Coloque as arandelas sempre acima do nível dos olhos (aproximadamente 1,60 metros a partir do centro da luminária até o chão) de forma que a fonte de luz não fique visível
Cômodos em geral
Use a iluminação para mostrar o melhor de seus espaços. Melhore o ambiente de cada cômodo, enfatizando as texturas da parede, acentuando as obras de arte ou apenas fazendo a iluminação geral da sua sala de estar, sala de jantar, sala de TV, salas de jogos ou dos quartos. Uma variedade de diferentes tipos de luminárias vai funcionar tanto para a iluminação geral quanto para as necessidades de focos de luz.
Use a iluminação embutida para iluminar uma área comum. Esta é a melhor porque a fonte de luz fica escondida. Luminárias de teto, arandelas e luzes interiores também são excelentes opções e proporcionar ampla iluminação. Essas luminárias não são apenas peças decorativas, mas são fontes de luz ideais para a leitura ou para os jogos.
Embora as luminárias de parede tradicionais sejam a forma mais popular de iluminar as paredes, as de parede mais contemporâneas estão ganhando popularidade, pois proporcionam uma iluminação de realce.
Experimente fazer a iluminação embutida em trilhos ou em pontos para fazer um cômodo ganhar vida, acentuando uma peça de arte, as cores ou as texturas das paredes. As luminárias também são ótimas opções.
Use lâmpadas fluorescentes para economizar
- Quando pendurar um lustre, certifique-se de que ele é de 15 a 30 cm menor do que o lado mais estreito da mesa. A parte inferior do pingente ou do lustre deve estar a aproximadamente 80 cm acima da sua mesa.
- Lustres de 200 a 400 watts fornecem iluminação suficiente para uma sala de jantar.
- Você pode aliar o lustre às luminárias embutidas para acrescentar mais iluminação para a sua mesa.
Cozinha
- Desenhe o plano de sua cozinha concentrando-se nas áreas de atividade e, em seguida, decida que tipo de iluminação cada área vai precisar: geral, para preparação dos alimentos, para realce ou decorativa.
- Use lâmpadas de maior potência para a área de preparo dos alimentos.
- Um pendente de vidro ou de plástico fornece uma iluminação superior ampla suficiente para iluminar toda a área da mesa da cozinha.
Banheiro e penteadeira
Não se esqueça do banheiro. Os espelhos ficam apagados e, muitas vezes, uma única luminária no teto é utilizada para iluminar a pia, o espelho e o chuveiro.
- As lâmpadas de halogêneo são geralmente o padrão para a iluminação do banheiro, mas as fluorescentes compactas mais novas também são uma ótima opção.
Iluminação exterior
Considere os tipos de iluminação disponíveis. A seleção de luminárias se divide em dois tipos principais: decorativas e funcionais.
Dicas
- Enquanto as luzes de LED são boas opções ecologicamente corretas, não se deixe enganar por alegações de que duram 50.000 horas (cerca de 20 anos de uso). Estas alegações são para os minúsculos chips que produzem luz, não para os componentes eletrônicos que permitem que eles funcionem.
- Você pode ter uma noção melhor de quanto tempo uma luz de LED vai durar olhando na garantia. Se a embalagem da luz afirma que a duração é de 20 anos, mas só tem garantia de um ano, isso é uma dica.
- Se a lâmpada de LED ficar dentro de casa do lado de fora da luminária (como na iluminação em trilho), então, realmente você pode esperar que ela dure mais. Se, por outro lado, ficar fechada dentro de uma luminária (especialmente em ambientes ao ar livre), então, sua vida útil poderia ser reduzida drasticamente, porque luminárias fechadas são como fornos que cozinham o LED.
- Use lâmpadas com potência maior em áreas onde você precisa executar alguma tarefa, e em quartos com piso e paredes de cor escura.
- Coloque um dimmer no seu quarto para criar um clima.
- Se comprar uma luz com um interruptor de três vias, você vai precisar de uma lâmpada apropriada para esse tipo de circuito.
Conheça nosso Facebook
Entre em contato agora mesmo: Fale conosco