Os spots são versáteis e repletos de opções, são perfeitos para destacar uma parte ou um ambiente como um todo.
A iluminação direcionada de um spot traz elegância e sutileza. Normalmente é indicado para áreas que necessitam de reforço ou dar destaque na iluminação decorativa. Alguns modelos trazem sensações de intimidade e conforto ao ambiente.
Basicamente existem quatro tipos de spots: De embutir, de sobrepor, de trilho e em móveis. Saiba mais as suas diferenças abaixo:
Spots de embutir
Normalmente é instalado em tetos de gesso, mas pode ser colocado também superfícies de madeira ou drywall. Existem modelos fixos para iluminação geral e também direcionáveis para um local específico como um quadro ou espelhos de banheiro.
Disponível em vários formatos: Quadrados, redondos e retangulares. Dependendo da tensão e da cor da lâmpada, pode ser usado para descanso e dar cor ao ambiente. Como o spot de embutir é discreto, seu uso é geral, por isso, pode ser utilizado em todos os ambientes da casa.
Spots de sobrepor
A sua fixação é feita diretamente no teto, os spots de sobrepor são utilizados em ambientes que precisam de uma iluminação direta como escritórios, cozinhas e lavanderias.
O spot de sobrepor conta com uma variedade de cores e lâmpadas, o que proporciona flexibilidade para uso em diversos ambientes e possibilidades para momentos específicos do dia, como jantares e festas.
Spots em móveis
Spots em móveis são usados para dar destaque em um local específico, o que permite uma iluminação sutil em uma parte de um ambiente. Pode ser utilizado em guarda-roupas, prateleiras e armários, por exemplo.
Podemos destacar o seu uso em móveis planejados, feitos sob demanda para ambientes específicos. já que conta com iluminação pensada pelo fabricante para o devido móvel.
Spots de trilho
Um spot de trilho pode ser movimentado para diversos lugares, seguindo o trilho instalado. Moderno e prático, este modelo era usado apenas em instalações industriais ou casas com decoração do gênero. Com a chegada de lâmpadas que mudam de cor e spots mais modernos, a aplicação deles se tornou mais comum.
A versatilidade permite que vários pontos sejam focados, o que cria um ambiente personalizável a cada situação.
Onde utilizar o Spot?
Quando for escolher os spots, pense nas utilizações que a você aplicará na iluminação da casa. O local que ficará um quadro, uma prateleira que queira destacar, ou até uma iluminação para aquele jantar romântico ou um churrasco entre amigos.
Economia do Spot
O ideal é ficar de olho nos locais que vai aplicar cada detalhe da decoração e a localização geral dos móveis quando for aplicar uma iluminação diferenciada.
Pensando sobre o uso de energia, spots tendem a ser econômicos principalmente quando ele utiliza a tecnologia LED e for uma luz secundária do ambiente, já que é possível deixar apenas a luz de um spot acesa.
Intensidade do Spot
A temperatura de cor da iluminação é outro item importante que precisa ser analisado. Existem basicamente três tipos e cada uma tem sua utilização. São elas: Branco quente, branco natural e branco frio.
Branco quente: Amarelada é indicada para ambientes de descanso e conforto.
Branco natural: Usada para estudo, áreas comuns e áreas que necessitam de reforço na iluminação. É comum também para ser a iluminação principal.
Branco frio: Utilizado em locais onde a iluminação precisa ser mais forte como cozinhas, escritórios e banheiros.
Quantidade de Spots
Além da intensidade, é necessário analisar com cuidado o número de spots para cada ambiente, pois não pode perder a harmonia do local pelo excesso ou pela falta de luz. Por isso muito cuidado para não carregar o ambiente com excesso de spots, já que, um ambiente com muitos pontos de destaque pode prejudicar na hora de valorizar uma peça ou local.
Sempre pense se o local precisa de spots de uma lâmpada ou de duas ou mais lâmpadas.
Posicionamento dos Spots
Lembre-se de ficar atento também sobre o posicionamento de cada spot. Foco direcional ou não, movimento do trilho, sombreamento do local, tudo isso deve ser levado em consideração.
Spots de LED
Atualmente muitos spots já vem com a lâmpada de led, que é mais econômico e versátil do que as lâmpadas comuns. O spot de led é uma opção mais barata e de fácil manutenção. Algumas aplicações contam até com a possibilidade de mudar a cor da lâmpada!