A cozinha é, como se costuma dizer, o coração da casa. Seja uma noite de semana com a família ou uma reunião de todos que você conhece, inevitavelmente acabamos amontoados neste espaço, não importa a ocasião.
Esse espaço alimenta nossos corpos e almas e reflete nosso estilo pessoal de maneira única. Não é de admirar que a cozinha termine no topo da lista de tarefas quando se trata de atualizar sua casa ou fazer uma grande reforma.
Como um espaço que serve como um espaço técnico para cozinhar e um espaço atmosférico para entretenimento, a iluminação e o controle de iluminação são críticos na cozinha. Como em qualquer espaço, podemos dividir as instruções de iluminação da cozinha em três categorias principais: ambiente, tarefa e sotaque. Vamos dar uma olhada no que você precisará e onde.
Iluminação ambiente da cozinha
A iluminação ambiente é a camada base que torna um ambiente utilizável. Como em outras salas, geralmente é a iluminação que se origina do teto. A iluminação embutida é a atual tendência atual, mas você também pode procurar acessórios de montagem embutida ou mesmo sistemas de trilhos ou trilhos.
A chave para a iluminação ambiente é fornecer uma camada de luz consistente, e a iluminação embutida realiza isso com eficiência. Ao organizar a iluminação embutida na cozinha , você deve se concentrar em áreas que não são cobertas por outros equipamentos, como pingentes ou iluminação subabaixo. Em resumo, pense onde seus pés estarão e você deverá garantir que o espaço esteja iluminado.
Se você tiver uma cozinha ou passarelas no estilo de galera criadas por uma ilha, uma única fileira de luzes embutidas espaçadas adequadamente completará seu esquema de iluminação ambiente. Se a sua cozinha abraçar as paredes sem nada no meio, um padrão de grade garantirá uma iluminação uniforme no espaço.
DICA PRO
Ao usar iluminação embutida, verifique sempre o espaçamento recomendado com a altura do teto e a potência da unidade utilizada.
Se a iluminação embutida não for uma opção, não se preocupe. As montagens embutidas com boa potência podem ser igualmente eficazes se você escolher locais que proporcionem iluminação uniforme em todo o espaço.
E se você estiver com problemas para mover a energia pelo teto, um sistema de trilhos ou monotrilhos funcionará. O truque aqui é garantir que as luzes não causem muito brilho. Olhe para aqueles com um feixe amplo espalhado em vez de um foco estreito para impedir que a luz pareça uma galeria de arte.
Iluminação de tarefas de cozinha
A iluminação de tarefas é um dos tipos de iluminação mais críticos (e muitas vezes esquecidos) da cozinha. Em essência, a cozinha é um espaço de trabalho, portanto, certifique-se de ter a iluminação certa nos pontos certos para permitir que você trabalhe com segurança.
Sua bancada da cozinha geralmente é o seu espaço de trabalho, e é aqui que é mais importante considerar a superfície de trabalho, onde você estará e a fonte de luz acima. Uma sombra mal projetada onde você precisa mostrar suas habilidades com a faca pode ser inconveniente e absolutamente perigosa.
A segunda chave para a iluminação das tarefas da cozinha está embaixo dos armários. Este não é um complemento sofisticado que pode ser ignorado, mesmo se você estiver procurando um mínimo. De fato, a instalação de iluminação subabaixo é a melhor coisa que você pode fazer para melhorar a funcionalidade e o ambiente de uma cozinha. Existe uma grande variedade de sistemas e acessórios que podem ser adicionados aos gabinetes existentes, bem como kits de trilhos totalmente personalizados que integram suas tomadas de iluminação e energia em um backsplash contínuo.
Se você tem prateleiras abertas ou armários suspensos, não se desespere. Arandelas direcionais menores ou pendentes iluminados podem ser usados em múltiplos para criar iluminação de tarefas e uma declaração de design dramática.
DICA PRO
As luzes Undababinet também proporcionam um ambiente agradável e funcionam como uma luz noturna da cozinha para salvá-lo dos dedos arrancados no caminho para um lanche da meia-noite.
Iluminação de destaque de cozinha
Geralmente é aí que entra a diversão, com acessórios decorativos muitas vezes cumprindo o papel de destaque. Enquanto os chamamos separadamente aqui, a iluminação de destaque geralmente cruza categorias e ajuda a servir ao propósito da luz ambiente.
A iluminação de destaque é onde brincamos um pouco, com menos medições rígidas e mais um fator de design do que a iluminação ambiente e de tarefas. Lugares populares para iluminação de destaque incluem acima de uma bancada exposta, como uma ilha ou península, sobre a pia da cozinha ou sobre uma mesa, no caso de uma cozinha de comer.
Para ilhas e penínsulas, você deseja selecionar acessórios que sejam dimensionados corretamente para o espaço de trabalho. Procure deixar espaço em cada lado exposto da superfície de trabalho para garantir que você não bata com a cabeça nela. Uma regra geral de folga é de 30 a 36 polegadas entre a superfície e o acessório, mas isso pode ser ajustado com base na sua altura ou no diâmetro do acessório.
Outras opções populares são um pingente, ou mesmo uma arandela, para fornecer luz de realce útil sobre uma pia da cozinha. Este é o local perfeito para colocar uma pequena joia prática no quarto. Para um pendente ou um candelabro de parede, uma luminária direcional fornece também um pouco de iluminação extra para tarefas.
DICA PRO
Um acessório decorativo pode realmente mudar a sensação de uma sala. Não tenha medo de usar materiais ou estilos que possam aparecer no resto da sala para criar uma justaposição divertida. Nem todo equipamento tem que vir da mesma família.
Considere sua planta baixa
Se você tem uma cozinha para comer e uma sala de jantar formal separada, isso diminui a pressão da iluminação da cozinha, pois haverá muitas fontes de luz na sala. Para a área de jantar, você pode usar algo um pouco mais decorativo ou menor do que você usaria se essa fosse sua principal fonte de luz.
Para plantas abertas, onde a cozinha se abre para as salas de jantar e de estar, você pode obter um pouco mais de destaque com a iluminação decorativa, se quiser. Isso ajudará a definir o espaço para refeições na sala maior e ancorar a mesa e as cadeiras. Escolha algo ousado que se adapte ao tamanho da mesa, mas que ainda seja reproduzido esteticamente com pingentes, iluminação linear com suspensão ou lustres no espaço circundante.
Controle de ganho: controles de iluminação, ou seja
Por mais importante que seja selecionar as luminárias corretas, você não irá muito longe sem os controles de iluminação corretos. Os interruptores são ótimos – mas os dimmers são melhores e devem ser usados sempre que possível para controlar melhor a iluminação para qualquer tarefa que ocorra no espaço.
Ao escolher equipamentos, verifique se o equipamento em si é regulável e certifique-se de selecionar um dimmer que funcione com ele.
Se você estiver reconectando ou projetando sua cozinha a partir do zero, também desejará planejar o layout de seus controles. A maioria das cozinhas tem mais de um ponto de entrada, portanto, verifique se os equipamentos ambientais mais críticos podem ser controlados pelas duas extremidades. Se você não estiver realizando uma revisão geral, procure sistemas de casa inteira ou Wi-Fi que permitem sincronizar vários controles sem conectá-los.
É isso aí! Esteja você planejando uma atualização ou fazendo uma revisão completa da cozinha, as camadas certas de iluminação da cozinha ajudarão a maximizar a utilidade e o ambiente do seu espaço.