A iluminação de jardim pode proporcionar segurança, beleza e conforto para a área externa.
Auxilia na locomoção segura e destaca a beleza natural das plantas e fontes, por esse motivo é necessário escolher as lâmpadas e temperaturas de cor certas.
Você não sabe como fazer sua iluminação de jardim? Fique despreocupado, neste artigo, temos 7 tipos de iluminação perfeitas para seu jardim. Confira!
Para que server a iluminação de jardim?
A iluminação de jardim precisa trazer funcionalidade para os ambientes externos à noite. Além disso, ela é a grande responsável pela segurança e beleza do ambiente.
Quando aliada a um projeto de paisagismo a iluminação de jardim transforma a área externa em um ambiente perfeito para atividades de lazer, festas, jantares e confraternizações.

Dicas de como fazer iluminação de jardim
A primeira coisa que precisamos observar para fazer uma iluminação de jardim é conhecer bem as plantas que fazem parte do seu jardim.
A escolha das luminárias corretas podem ajudar a destacar a beleza das espécies e dar um toque especial à área externa.

O segundo ponto a ser analisado na iluminação de jardim é a definição do tipo de luz. A melhor escolha de temperatura de cor para destacar plantas são os tons amarelados, pois eles realçam as cores e criam um efeito super agradável.

Também se pode utilizar a luz branca, mas somente quando a intenção é apenas clarear o local.
Posso usar outras cores no jardim? Sim é possível. Isso é bem particular de cada projeto, mas tons como o verde pode ser muito interessante na iluminação de jardim.
Mas lembre-se, precisa tomar muito cuidado para não exagerar na quantidade de tons e criar um ambiente visualmente desagradável.

Terceiro ponto importante, é necessário analisar se há áreas que devem ser iluminadas no jardim, como caminhos, rampas, desníveis no geral e piscina.
Visitar o local à noite para identificar todos os pontos que precisam ser iluminados é uma alternativa bem interessante para criar a iluminação de jardim.
Na iluminação de jardim, existem lâmpadas e luminárias específicas para cada um desses locais, mas vamos falar sobre isso nos tipos de iluminação.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como iluminar um jardim, veja os 7 tipos de iluminação de jardim que separamos para você.
7 tipos de Iluminação de Jardim
Poste de Luz
O poste de iluminação para jardim é uma ótima opção, pois trata-se de uma coluna média ou alta que pode ser encontrada em vários modelos. Normalmente ele possui mais de 1,80m para não ofuscar a vista das pessoas. Os postes de iluminação de jardim são feitos de ferro, alumínio ou metal.
O poste de iluminação para jardim é utilizado para iluminar de forma geral, facilitando o uso da área externa além de servir como elemento de decoração.
Existe uma versão bem popular que é o mini-poste, utilizado na iluminação de jardim para iluminar caminhos ou plantas próximas ao chão.

Balizadores
Os balizadores são indicados especialmente para iluminar caminhos, degraus e escadas por conta da proximidade do chão.
Eles criam uma iluminação bem confortável e funcional, já que a luz é direcionada ao caminho não ofuscando os olhos.
O balizadores normalmente conseguem iluminar um raio igual a duas vezes e meia sua altura.

Luminárias espeto
As luminárias do tipo espeto propiciam uma iluminação de jardim mais direcionada. Geralmente, é utilizada para destacar plantas em áreas de jardim com forrações, pedras ou solo aparente.
Sua grande vantagem é a flexibilidade e facilidade na instalação. Podendo ser colocada em diversos pontos de maneira fácil e rápida.

Refletores
Os refletores LED ótimos para iluminar plantas que merecem um destaque especial, seja pela sua textura, contorno ou outras características interessantes.
O normal é que sejam instalados no chão, com a luz partindo de baixo para cima em direção a planta ou arvore que será focado, assim dando um efeito muito bonito.

Embutidos de solo
Os embutidos de solo ajudam a iluminar caminhos, trazendo segurança na locomoção pelo jardim.
Eles podem ser incluídas em laterais de caminhos ou diretamente no chão, como no caso dos plafons embutidos.
Por esse motivo, esse tipo de iluminação de jardim requer um maior planejamento para a instalação, pois normalmente depende de uma instalação elétrica pensada especialmente para ele.
Os embutidos de solo também ajudam a destacar elementos arquitetônicos, como revestimentos e texturas. Sempre pensando no bom senso para não exagerar demais.

Arandelas
As arandelas são luminárias utilizadas na parede que oferecem uma iluminação de jardim indireta.
Elas contribuem para iluminar os contornos de plantas e objetos, auxiliando na percepção e visualização da área externa da casa.
São especialmente indicadas para iluminar passagens, varandas, muros e paredes ao redor do imóvel.

Luminárias subaquáticas
Aqui é um ponto importante para quem tem uma piscina no jardim.
As luminárias subaquáticas podem ser instaladas em piscinas, fontes e espelhos d’água no jardim.
As luminárias desse tipo proporcionam um mergulho seguro durante à noite, além de criar um visual incrível na iluminação do jardim.

Comentários